terça-feira, 9 de agosto de 2011

Posso todas as coisas!!!!

 






 Interessante ver como muitos pregadores e muitos cristãos usam o versículo de Filipenses para a teologia da prosperidade, talvez até mesmo sem saber o que é essa teologia mas fazem (ou usam o termo) seguindo o modismo atual. Vamos ler o trecho Fp. 4.13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
  Se nós usarmos o versículo separadamente do texto e totalmente fora do contexto provavelmente estaríamos propenso a cair no mesmo erro, porém analisando o texto vemos o contrario do que muitos pregam e até ensinam. Vamos refletir em alguns pontos:
1º - Eu não posso omitir o versículo anterior pois o verso 13 só veio por causa do versículo 12. Vejamos o que diz: Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade,  vemos aqui o relato de Paulo já terminando sua carta aos Filipenses e fazendo seus agradecimentos e considerações finais ele então entra nesta questão, pois recebera ajuda dos próprios filipenses que enviaram pela mão de Epafrodito como narra o verso dezoito do mesmo capitulo.
2º - O verso em tela não pode ser uma doutrina da prosperidade, pois seria logo conflitado pelo verso 17 onde ele diz que não procura dadivas, visto que na teologia da prosperidade este é o maior objetivo.
  Ora então o que o versículo 13 quer dizer?
Simples e unicamente que Aquele que o chamou também o capacitou para que em qualquer situação seja ela adversa ou favorável ele (Paulo) poderia com convicção passar.
Na adversidade convicção que não negaria o que lhe escolheu.
Na abundancia que não desprezaria o dom gratuito de Deus nem a sua chamada pois muitos entram pelo caminho de Demas e pelo premio de Balaão, porque o Senhor é quem o dá condições para estar em qualquer situação seja padecer necessidade seja estar abastado.
   Trazendo para nós hoje o que isto significa é que a nossa declaração deve ser a mesma de Paulo devemos estar convictos de que seja qual situação for Deus o nosso Senhor é quem nos fortalece e nos capacita e também nos condiciona para tal situação.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. I Pe. 5.10.
Fiquem na Paz!!!!
Tradução bíblica da ACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário