Comentários para EBD

Liderança em Tempo de Crise.


Talvez este seja um titulo bem definido para o tema central da revista em estudo, liderar em tempo de crise.


Tendo em vista que liderar em tempos de bonança ou tempos de sossego é algo bem diferente do que você o fazer em tempos de crises.


Para ser um líder de sucesso na sua atuação será importante observar as características do referencial em estudo "Neemias".


Primeiro item a ser observado é a questão da origem de sua liderança, quem te escolheu para ser um líder? 
A escolha é de suma importância pois se for dos homens pode até durar mas não será estabelecida mas se for Deus o que escolheu ele é quem capacita e mais estabelece a liderança, para sua própria glória.


O líder deve atender alguns princípios que o ajudara em sua liderança:


Coragem: O líder deve ser corajoso para encarar os problemas de frente e não desistir diante da dificuldade, quantos de nós já vimos em um governo secular um ministro ou secretário ao ver que a situação está complicada e sua competência está em jogo não pede demissão ou desligamento ou afastamento do cargo. Mas os corajosos veem nos problemas oportunidades para revelar suas competências.


Prudencia: Um líder imprudente traz ruínas e sua bagagem, a prudencia faz o líder ponderar diante de cada decisão e ser responsável por cada ato.


Sábio: Sabedoria vinda de Deus para conhecer quais são os opositores com aspectos de amigos.


Alguns aspectos a considerar que o líder deve ser e ter:


Motivador: Um líder tem que ser motivador, já observaram um líder desanimado, desmotivado que terror é para a obra que está liderando? O líder tem que ser motivado e mais que isso tem que ter influencia para motivar os seus liderados.


Espirito de Equipe: Prontidão em repartir tarefas delegar autoridade e acreditar nos seus liderados afim de que a obra prospere, um lider que não trabalha em equipe tende a fracassar pois acumulara muitas tarefas e não suportara a pressão.


Organizado: Um líder desorganizado não tem condição de seguir avante em sua obra, já pensou um pedreiro que não sabe onde guardou a pá, ou um empresário que não sabe onde colocou a carteira de trabalho de seu funcionário, e assim vai. A organização traz facilidade para o bom desempenho da obra.


E por fim a obra a ser realizada:


Reconstrução da Cidade que estava em ruínas.


Dedicação no empreendimento de Deus, pois a iniciativa veio de Deus para cumprimento da sua palavra.


Divisão do trabalho, este item tem a ver com a organização em distribuir tarefas sozinho ninguém vai a lugar nenhum.


Em Cristo
Adriano