Oséias - Fidelidade no Relacionamento com Deus

Com base nos objetivos da referida lição temos que seguir uma linha de raciocínio bíblico e histórico como espero descrever aqui, então vamos lá.

Quais são os objetivos desta lição?
1 - Conhecer a estrutura do livro de Oséias.
2 - Compreender a linguagem simbólica usada no livro.
3 - Conscientizar-se de que Deus está pronto a nos reconciliar e acolher.

Introdução -

Traz uma visão panorâmica dos dias de Oséias, principalmente acerca dos reis de sua época tanto do Sul como do Norte.
Vale lembrar que o referido profeta foi enviado a profetizar para Israel.

I - O Livro de Oseias.

1 - Contexto Histórico:
O rei Jeroboão II reinou durante 41 anos em Israel, dos anos de 790 a 750 aC, aproximadamente.
Durante o seu reinado, Israel experimentou sua época áurea. Época em que a prosperidade dominou em grande proporção a terra e o povo. No Sul, Juda estava experimentando algo identico, sob o bom reinado do rei Uzias.
Mas, essa época áurea, durante os últimos dias de Jeroboão II, estava chegando ao fim. Quando o rei de Israel faleceu, o caos e a confusão substituíram a prosperidade. No cenário internacional, a Assíria estava se projetando cada vez mais. Quando Jeroboão II morreu em 750 a.C., os assírios já haviam começado a perturbar Israel. 30 anos depois, após várias pré invasões, conquistaram o Reino Norte. Antes de sua derrota, Israel encontrava-se moral e religiosamente decaído. Até os próprios sacerdotes praticavam atos abomináveis, como o assassinato (6.9). A nação rapidamente degenerou e chegou ao nível mais baixo de sua história, evidenciado pela prostituição praticada no templo, disfarçado como louvor a Deus, e pelos sacrifícios de crianças a deuses pagãos.
Assim Oseias, no ano 750 a.C., foi instruído por Deus a mexer com este caldeirão de corrupção que fervia com violência e exalava o seu mau odor em direção ao Pai Celestial.

2 - Estrutura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário