quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O ESTABELECIMENTO DA ESCRITURA




  "Norma das Normas e sem norma". com essas palavras a igreja histórica confessava sua fé na autoridade da Escritura Sagrada. A frase "norma das normas" destinava-se a indicar o grau superlativo de modo semelhante à expressão usada no Novo Testamento para Cristo, no sentido de ser ele Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.                                                          Ser Rei dos reis é ser o Rei supremo que governa sobre todos os demais reis. Ser Senhor dos senhores é ser exaltado acima de todos os senhores. De modo semelhante, a expressão "norma dos normas" indica tratar-se de norma que está acima de todas as demais. A frase complementar, "sem norma" , designa o caráter normativo da Escritura como sui generis, isto é, a norma em si mesma. Ela figura em condição exclusiva, não operando como norma primus inter pares, a primeira entre suas iguais.         Quando falamos do Cânon da Escritura, estamos falando de uma norma ou regra. O termo "cânon" deriva por transliteração da palavra grega kanon, que significa uma régua ou vara linear para medição, "regra" ou "norma". Em uso popular, o termo cânon refere-se uma coleção de livros individuais, que juntos compreendem o Antigo e Novo testamentos. É a lista completa de livros que é recebida pela Igreja e é codificada naquilo que chamamos Bíblia. A palavra "Bíblia", por sua vez procede a palavra grega que corresponde a "livro". Em sentindo estrito, a Bíblia não é um livro, e sim uma coleção de 66 livros. 
Um dos pontos mais importantes do "Cânon"é o da Compilação Histórica. O Cânon formou-se por decreto da igreja? Ele já existia na comunidade cristã primitiva? Foi ele estabelecido por intervenção especial da Providencia? É possível que certos livros que entraram no Cânon atual não deveriam ter sido incluídos? É possível que livros que foram excluídos deveriam ter sido incluídos?
Essas e outras questões são normais surgirem e ninguém que analisa o Cânon com olhar critico está isento de tais questionamentos assim como Lutero relutou para aceitar a Epístola de Tiago chegando a chama-la de Epístola de Palha ou Epístola Desgarrada.

A superiorida da Escritura é nossa garantia de uma base divina e diretiva que orienta e estabelece todo parâmetro que nós precisamos para viver. Nesta perspectiva não sobra espaço para inovações novas revelações e outras aberrações que possam surgir.



Em Cristo

Fonte: Dr. R.C. Sproul Sola Scriptura
Grifo e Comentário Meu

Nenhum comentário:

Postar um comentário