sábado, 8 de outubro de 2011


Pedir ou Determinar?


Com base na oração de Neemias, vamos analisar a forma correta de fazer uma oração, se como petição ou como determinação.


    Antes de pedir a Deus o que desejava em favor do seu povo, Neemias suplicou a Deus que ouvisse a oração que lhe fazia. Queria interceder por Israel. Hoje, existe necessidade enorme de intercessores. Existem muitos faladores e murmuradores em muitas igrejas, mas poucos intercessores. Com a chamada "Teologia da Prosperidade", muitos aprendem a decretar, determinar e exigir as bençãos de Deus!
    Há pregadores que ensinam que não se deve orar dizendo: "Senhor, se for a sua vontade...". Dizem os pregoeiros da Confissão Positiva que essa oração é devastadora da fé. Pura manipulação exegética.
Neemias não determinou que a situação de Israel fosse modificada. Ele orou a Deus em atitude de humildade de suplicante: "Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo..." Jesus orou a Deus dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. (Lc 22:42).
    Deus nos ouve não porque Decretamos ou Exigimos, mas se for a sua vontade: "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. ( l Jo 5.14 - grifo nosso).
Observemos: "Se Pedirmos" Ver também:
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Mateus 6:8



E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
Mateus 21:22



Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
Marcos 11:24



E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
João 14:13



Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
João 15:16.



Tendo em vista a grande divulgação equivocada da doutrina da oração achei por bem reproduzir parte deste comentário do Pr. Elinaldo Renovato que combate esta distorção bíblica a respeito da oração.


Já ouvi eu mesmo ensinamentos sobre a oração como forma de decretar e ou determinar e não posso me calar diante de tal ensinamento.


Que o Senhor único e absoluto dominador quem decreta e determina tudo pelo beneplácito da sua vontade nos ajude a rumar pelas asas da oração e chegarmos no lugar que devemos estar que é o centro de sua vontade.


Em Cristo 


Fonte: Neemias Integridade e Coragem em Tempos de Crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário